Menu

Notícias

Casa Escola é destaque no Jornal Tribuna do Norte

Data: 8 de Abril de 2017

Teatro faz parte do currículo escolar

Disciplinas como Matemática, Português, História e Língua Estrangeira ocupam lugar cativo nos currículos das escolas do ensino fundamental e médio e são obrigatórias por Lei. Já outras, como filosofia, sociologia e artes acabam assumindo papel secundário na formação básica da maioria dos alunos. Não é isso que acontece no Instituto Educacional Casa Escola, onde os alunos possuem, há mais de dez anos, o teatro como disciplina curricular.

Teatro permite que o aluno tenha contato com a arte e a literatura.

Durante todo o ano, os estudantes de 1º a 9º ano têm aulas semanais de teatro e, juntos, constroem um projeto de dramaturgia que é encenado ao final do ano, em um espetáculo apresentado para pais, estudantes, professores e amigos. Cada turma encena um texto clássico ou uma adaptação literária a ser escolhido pelo grupo. Em 2016, por exemplo, o musical “Os Saltimbancos” virou peça pela turma do 1º ano; o clássico da literatura americana “O Mágico de Oz” ficou sob a batuta dos alunos do 6º ano, enquanto o 9º ano debruçou-se sobre “Alice Através do Espelho”, adaptação do texto de Lewis Carroll.

No entanto, nem só de clássicos reconhecidos são feitas as encenações dos alunos. Literatura africana, mitologia grega e a cultura potiguar difundida pelo folclorista Câmara Cascudo entram no script de algumas turmas no decorrer do ano. “O teatro é tratado como peça-chave e não apenas como um acessório. Com isso, os alunos fortalecem os valores como respeito, coletividade e aprimoram a criatividade e o discurso”, explica Denilson David, professor de teatro da escola.

Fonte: Tribuna do Norte →

Download da versão impressa 

← Voltar