Menu

Notícias

Alunos destacam a cultura nordestina

Data: 24 de junho de 2017

Com a chegada do mês de junho, não são apenas as simpatias, balões, brincadeiras juninas e comidas típicas que ganham destaque, mas também a cultura nordestina, que é celebrada com muita empolgação durante o período. É em ritmo de festa na roça que o Instituto Educacional Casa Escola vai homenagear, hoje (24), noite de São João, o saudoso escritor paraibano Ariano Suassuna, autor das obras clássicas da literatura regional “O Auto da Compadecida”, “O Santo e a Porca”, entre outras.

dscn3892_0 Alunos destacam a cultura nordestina

Ritmo de festa: crianças fazem homenagem à cultura regional

A festança acontece no Clube da Caixa e terá como tema “Do popular ao Erudito: Ariano Suassuna dá seu grito”, em referência ao grande defensor da cultura nordestina. Na ocasião, os alunos farão apresentações musicais e artísticas com temas de intérpretes paraibanos, naturalidade do próprio Suassuna. A ideia é ensinar e promover entre os alunos o significado do movimento armorial, incentivado pelo paraibano, e que tem como grande objetivo estimular a criação de uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste, tais como música, literatura, artes plásticas, teatro, cinema e outras expressões artísticas.

Priscila Griner, a diretora da escola, conta que a estrutura do arraiá é “caseira” e montada por todos que fazem a comunidade escolar. “Estudantes e professores se reúnem para decorar o espaço, montar brincadeiras, preparar apresentações e até mesmo selecionar o repertório para a data. Acreditamos que esse senso de diversão colaborativa faz parte da essência da cultura nordestina”, explica.

Os alunos da Educação Infantil até o 5º ano preparam apresentações especiais com canções regionais para o ocasião. Já os alunos do 6º ao 9º ano se unem em uma quadrilha festiva que encerrará em grande estilo as apresentações da noite. Além de muita música e cores, que homenagearão não apenas Suassuna com todos os seus inesquecíveis personagens, o arraiá também contará com brincadeiras, comidas típicas, bingo com prêmios diversos e o sorteio do balaio junino.

Fonte: Tribuna do Norte →

← Voltar