Menu

Notícias

Vernissage ganha destaque na mídia local

Data: 28 de maio de 2018

Vários portais do Rio Grande do Norte publicaram matérias sobre o Vernissage, que neste ano homenageia artistas brasileiros contemporâneos. Confira, a seguir, os textos:

Coluna Daniela Freire (jornal Agora RN):

Arte e Educação

Nesta sexta-feira, 25, a partir das 17h30, acontece mais uma edição do clássico Vernissage da Casa Escola (IECE), em Candelária. Os alunos recebem pais, amigos e convidados para a exposição artística anual, que completa 20 anos em 2018. Este ano, o Vernissage tem como tema “Artistas Brasileiros Contemporâneos” e traz releituras de artistas brasileiros e potiguares.

Fonte: Jornal Agora RN  


Blog do jornalista Christian DeSaboya:

Quando gira o mundo

Um exemplo a ser seguido!

Nesta sexta, 25, a partir das 17h30, acontece mais uma edição do clássico Vernissage da Casa Escola, em Candelária.

Os alunos, olhos cheios de luz, recebem pais, amigos e convidados para a exposição artística anual, que completa 20 anos em 2018.

Este ano, o Vernissage tem como tema “Artistas Brasileiros Contemporâneos” e traz releituras de artistas brasileiros e potiguares, produzidas por cada turma, a partir de diferentes técnicas e formas de expressão artística. Que lindo!

A ideia é que arte e educação caminhem lado a lado para a formação da autonomia e do senso de mundo de cada aluno.

Fonte: DeSaboya.com  


Blog do jornalista João Bosco de Araújo

Estudantes realizam Vernissage com releitura de obras de artistas brasileiras contemporâneas

Os alunos do Instituto Educacional Casa Escola (IECE) apresentam mais uma edição da exposição artística que acontece na instituição desde 1998, completando 20 anos em 2018. O Vernissage, que leva como tema “Artistas Brasileiros Contemporâneos”, é dedicado às produções artísticas realizadas pelos estudantes durante o primeiro trimestre letivo do ano, e será aberto nesta sexta-feira, 25, às 17h30.  As obras são releituras de artistas brasileiros e potiguares, produzidas por cada turma, e que consideram as diferentes técnicas e formas de expressão artística.

A ideia é apresentar os trabalhos para pais e familiares, além de dialogar junto à comunidade escolar sobre as obras estudadas. As crianças da Educação Infantil apresentam representações de obras de conceituados artistas potiguares, a exemplo de João Natal, Ana Selma, Vicente Vitoriano, Flávio Freitas, Lídia Quaresma, Assis Costa e Ítalo Pinheiro.

Já no Ensino Fundamental I e II, as releituras serão de artistas renomados em nível nacional, como Lygia Pape, muito conhecida pelas famosas embalagens da marca Piraquê; Roberto Burle Marx e seus calçadões das praias de Copacabana e Ipanema; Marcos Chaves e sua exposição “Eu só vendo a vista”; além de Rosângela Rennó, Valeska Soares, Dudi Maia Rosa, Jonathas Andrade, Ernesto Neto, Chelpa Ferro e outros.

A diretora da escola, Priscila Griner, acredita que a arte é um vetor importante na condução de diversas ações pedagógicas. “A Casa Escola considera importante o ensino de arte associado ao estudo das obras e dos artistas brasileiros. Buscamos estimular a produção artística diariamente, além da pesquisa sobre obras famosas e seus diferentes estilos, o que proporciona aprendizados únicos e ricos”, comenta. Para a professora de artes da instituição, Dora Bielschowsky, a relevância do Vernissage está na transformação da escola em um espaço expositivo: “Diante do pequeno número de espaços culturais na cidade, apropriar-se da escola como um ambiente que oportuniza a vivência e o fazer arte é de extrema importância”, afirma.

Além de releituras das pinturas, o Vernissage contará com instalações audiovisuais. A abertura do evento está programada para as 17h30, e na ocasião também haverá apresentações musicais e teatrais. Os alunos do 3º e 4º ano vespertino, por exemplo, preparam uma apresentação cultural sobre o bumba-meu-boi, personagem clássico do folclore brasileiro, para o dia do evento. A exposição segue para visitação do público até a quarta-feira, 30, no horário de funcionamento da escola, das 7h às 18h.

SERVIÇO

Vernissage 2018 Casa Escola – Artistas Brasileiros Contemporâneos

Sexta-feira, 25, às 17h30

Local: Instituto Educacional Casa Escola (IECE). Rua João Alves Flor, 3711 – Parque das Colinas, Candelária.

Período de visitação: 28 a 30 de maio, das 7h às 18h.

Fonte: Assesso RN  

← Voltar