Notícias e novidades

Semana Multicultural apresenta novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa

Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27 de outubro. Mais do que uma simples celebração, trata-se de uma manifestação do compromisso da Casa Escola em criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as crianças e os adolescentes se sintam confortáveis para expressarem as suas identidades.

Neste sentido e com base nos interesses dos nossos alunos, o tema escolhido para esta edição foi a cultura “geek” – termo que abrange uma variedade de preferências e hobbies relacionados à ficção científica, fantasia, jogos, tecnologia, quadrinhos, filmes, séries e outras expressões do universo imaginário. Uma oportunidade de, também, ampliar horizontes e apresentar um novo olhar que vai além do tradicional Halloween – já consagrado na cultura estadunidense.

A programação envolveu a comunidade escolar e contou com dias temáticos, jogos educativos e diversas atividades pensadas para destacar aspectos lúdicos da cultura geek. Tudo isso em consonância com a metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning, isto é, aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem, em tradução livre.

Neste informativo, a nossa professora e orientadora de Inglês, Dilia Fernandes, aprofunda a proposta da Semana Multicultural, destaca o que é a metodologia CLIL, como ela se relaciona com o estudo do idioma, e explica de que forma as famílias podem se envolver nesse processo de imersão necessário para a aprendizagem de um novo idioma.

“A abordagem cultural torna o aprendizado mais fluido, interessante e relevante para os nossos alunos. Por isso, essas atividades são tão importantes. Porque ao mesmo tempo em que celebram a diversidade cultural, incorporam a prática da língua inglesa de maneira autêntica e significativa. Ou seja, não é apenas sobre aprender um novo idioma, mas imergir em um universo que proporcione esse conhecimento”, explica a professora Dilia. 

Durante a Semana Multicultural da Casa Escola, nossos alunos foram convidados e incentivados a se expressarem em dias temáticos, como o Dia da Fantasia Geek, do Cabelo Maluco e do Descombinado. “E a adesão foi ótima! Eles estão verdadeiramente felizes e entusiasmados para as aulas de Inglês, ansiosos pelas próximas aulas”, comemora a nossa teacher.

Como as famílias podem contribuir para o aprendizado do Inglês

O apoio das famílias é fundamental para motivar os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais amplo, que complementa o ensino na escola. Quando os pais demonstram interesse e encorajam seus filhos, por exemplo, eles se sentem mais motivados e confiantes. Seja assistindo a programas de TV (filmes, séries e outros), ouvindo e cantando músicas, lendo livros ou conversando em Inglês durante as atividades diárias, todo incentivo é bem-vindo e faz diferença.

O apoio das famílias é fundamental para motivar os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais amplo, que complementa o ensino na escola. Quando os pais demonstram interesse e encorajam seus filhos, por exemplo, eles se sentem mais motivados e confiantes. Seja assistindo a programas de TV (filmes, séries e outros), ouvindo e cantando músicas, lendo livros ou conversando em Inglês durante as atividades diárias, todo incentivo é bem-vindo e faz diferença.

Metodologia CLIL

A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), em português “aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem”, é uma abordagem de ensino que combina o ensino de conteúdo acadêmico com o ensino de uma língua inglesa. Assim, o idioma se torna um instrumento para explorar diversos temas, fazendo com que os alunos desenvolvam, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas. 

“Esse é um trabalho feito com respeito às crianças e aos processos de aprendizagem, além de afeto”, finaliza.

Comentários:

Notícias Recentes

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Destaque no Enem: Entrevista com Gabriel Wayland, ex-aluno Casa Escola

Escrever sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é uma tarefa que exige repertório social...

Semana Multicultural apresenta novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa

Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27...

Memória e sustentabilidade: Exposição Pedagógica exalta ODS e celebra os 40 anos da Casa Escola

Emergência climática, destruição de biomas, injustiças sociais. Muitos são os desafios para fazer do Planeta Terra um lugar sustentável para todos os seres que aqui...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?