Menu

Biblioteca Viva

O 2º ano vespertino escreve e desenha para as nuvens

"Severino faz Chover" conta a história de um menino magrinho, levado, moreno, cabeludo e "zoiúdo"- olhos grandes e arregalados. Severino era muito parecido com tantos outros meninos que a gente conhece. Já a terra onde o menino morava mais parecia com um amontoado de terra seca, cinza e amarelada. Sabem por quê? É que na terra de Severino quase não chovia. Por causa da escassez de água e alimentos, do verde das árvores e do colorido das flores, as pessoas viviam tristes, mas Severino era um menino diferente. Ao contrário das outras pessoas ele vivia feliz. Ele, na verdade, era um menino alegre e cheio de ideias, por isso um dia quis fazer uma surpresa para todos os habitantes daquele lugar seco, e cismou que iria fazer chover. E não é que deu certo? Junto aos seus amigos, realizaram muitas peripécias, incluindo enviar cartas para o céu com toda criatividade, alegria e esperança. (mais…)

Biblioteca

A Biblioteca da Casa Escola é um local que propicia experiências criativas com a leitura e onde se busca instigar nos alunos, desde a tenra idade, o interesse e a curiosidade pela literatura. Nessa perspectiva, as inferências e significações circulam e aproximam o universo literário das questões do dia a dia e do humano. Assim, nesse ambiente se desenvolve um trabalho lúdico, propondo situações de aprendizagem, quando professores de sala de aula e professores da biblioteca desafiam os alunos a se tornarem leitores críticos e se perceberem como possíveis personagens do mundo.

A biblioteca tem o seu papel reconhecido como um local para “passear de tapete mágico”, criar e possibilitar que os fantoches atuem como personagens principais, contemplar os personagens dos livros e/ou filmes, elaborar ilustrações a partir de releituras, contar e vivenciar histórias, além de compartilhar informações da nossa realidade histórica e atual.

  Como funciona a biblioteca?

O acervo da biblioteca é renovado anualmente, catalogado e informatizado de acordo com o autor e gênero literário ao qual pertence, sendo organizado nas estantes por nível educacional sugerido. Além dos livros, a biblioteca é um local onde são encontrados diversos jogos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Todas as atividades desenvolvidas ali são cuidadosamente elaboradas por um profissional, da área da pedagogia, letras e/ou biblioteconomia, preocupado com a formação de bons leitores. Cuidar e zelar pela biblioteca provocam em seus visitantes uma atitude responsável e cidadã em relação ao espaço coletivo e a preocupação em preservar um acervo de livros e jogos que é de uso comum e compartilhado.