Menu

Glossário

Dicionário Casaescolês

Fique por dentro dos termos que fazem parte do nosso cotidiano escolar.

Amostra de Oficinas
É um evento que reúne diversas oficinas em um final de tarde na escola. Neste momento, os alunos, pais, convidados e equipe da escola podem experienciar as oficinas disponibilizadas na escola de modo lúdico e descontraído.

Assembleia
Semanalmente, os alunos do Fundamental I e II se reúnem coordenados pelo grêmio escolar, com o apoio da equipe pedagógica, e debatem assuntos referentes à escola, nos quais podem trazer idéias, contribuições e soluções.

Aula Passeio
Perpassa pelo pensamento de que se pode conciliar momentos de intenso prazer, de convivência e de aprendizagem num momento vivo, no qual o conhecimento ultrapassa as fronteiras acadêmicas. Deste modo, impulsiona os alunos a desenvolver com maior intensidade os valores de respeito, convivência e solidariedade e, por outro lado, instiga a indagar sobre os diferentes processos de relação homem-natureza.

Biblioteca Viva
É o espaço no qual acontecem empréstimos semanais de livros orientados pelos professores e pela professora da biblioteca, assim como leituras compartilhadas. São, portanto, desenvolvidas atividades diversas como: registro escrito sobre o livro, propagandas, apresentação oral do enredo, interpretações de textos, leitura em voz alta, dramatizações, peças de teatro, filmagens e contações de história, entre outras. Tudo em um ambiente lúdico de descontração e muito trabalho. Saiba mais aqui

Calourada
É um evento que acontece no início do ano para recepcionar os alunos do 6º ano, que ingressaram no Ensino Fundamental II. A festa é organizada pelos alunos do Grupo de Responsabilidade de Eventos e consegue integrar os “novos” pupilos de modo bastante caloroso.

Cantando Juntos
Este projeto se inicia a partir da musicalização na Educação Infantil, no qual um professor de música entra em sala de aula, munido de seu violão (ou outro instrumento musical), para um momento de descontração e troca. No Ensino Fundamental I, as turmas se reúnem semanalmente para trabalhar (cantar, ritmar, aprender letras) algumas músicas selecionadas democraticamente.

Cheque-lanche
Corresponde a uma ficha de papel utilizada para a compra de lanches na cantina. O “cheque” contém o nome do lanche desejado, valor e campo para preencher o nome do aluno.

Conselho de classe
No Fundamental I é reservado um momento semanal para se discutir na turma os acontecimentos, criticar, sugerir e, assim, tomar decisões, para que o ambiente de classe e da escola seja sempre agradável.

Culinária
Atividade na qual, através dos passos de uma receita para preparo de alimentos, os alunos vivenciam uma infinidade de atributos: pesos, medidas, misturas, quantidades, leitura e escrita, desenhos, dentre outros, que se transformam em momentos de prazer, sabor e curiosidade.

Dia da Família
Em respeito às diferentes estruturas familiares, a escola optou por concentrar as datas do “Dia dos Pais” e “Dia das Mães” em uma só, celebrada em toda a escola após a Semana da Poesia, na segunda metade de março. O Dia da Família é uma ocasião para proporcionarmos aos alunos um momento ímpar de afetividade e de reconhecimento, em que discutimos a importância da instituição familiar e, também, para que cada um deles tenha a oportunidade de apresentar a sua para a comunidade escolar.

Espaço A
É um espaço multiuso da escola localizado entre o viveiro e a sala de artes onde acontecem momentos de psicomotricidade, as oficinas de judô, capoeira, tênis de mesa, aulas de teatro, assim como as assembleias, “Dialogando com os responsáveis” e outros diversos eventos.

Exposição Pedagógica
É fruto de um percurso que se inicia a partir da escolha de um tema a ser trabalhado com toda a escola. Os alunos se lançam para o trabalho de pesquisa e a equipe pedagógica exerce a função de orientar, intervir e incrementar. A culminância deste trabalho é o dia em que todos nos encontramos: discentes, professores, funcionários e pais, para valorizar o aluno, seu saber e fazer no meio escolar em uma grande exposição dos trabalhos realizados. Essa é, também, uma data especial, pois se comemora o aniversário da escola.

Faz de Conta
O palco deste trabalho é o imaginário, no qual fantasias, personagens e objetos passam a compor o cenário. Este projeto da Educação Infantil, que também se estende às primeiras turmas do Ensino Fundamental I, permite vivenciar experiências e aprendizagens que contribuem para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.

Grupo de responsabilidade (GR)
Como o nome já diz, corresponde à divisão dos alunos em grupos que terão a responsabilidade sobre algum aspecto importante à escola com o auxílio de um orientador, havendo reuniões ao menos uma vez na semana, durante o horário de aula. São exemplos de GRs que já foram formados anteriormente: os GR de meio ambiente (NUMA), GR de apresentação, GR de materiais, GR de cinema, GR de esportes e atividades do intervalo, GR de música, Grêmio e GR de festas e eventos.

JIECE (Jogos Internos do IECE)
Acontecem anualmente e envolvem toda a escola, que é dividida em quatro grandes grupos (azul, laranja, verde e vermelho). Além dos jogos recreativos, dos quais todos participam (cada um contribuindo ao seu modo), há uma campanha de cunho social para apoiar alguma instituição necessitada.

Lançamento do Livro
Durante o ano letivo os alunos direcionam suas produções escritas para a edição de um livro, no qual constarão seus textos prediletos.  Todo o trabalho de escrever, reescrever, corrigir e aprimorar o texto culminará num evento, no qual o livro editado com os textos da turma será lançado na presença dos pais e de todos aqueles que quiserem prestigiar.

Monitoria de Texto
Trata-se de uma orientação individual que tem o intuito de aperfeiçoamento dos textos que irão para o livro do final do ano. Cada aluno tem um monitor que estará auxiliando, conforme o necessário, para que as ideias se organizem e o texto se constitua.

NUMA (Núcleo de Meio Ambiente)
Faz parte dos grupos de responsabilidade e trata-se de um grupo de alunos da escola que, sob a orientação do(a) professor(a) de Ciências, discute temas relacionados ao meio ambiente e cuida para que dentro da escola, ao menos, seja desenvolvida a consciência e a responsabilidade de preservação do meio ambiente.

Oficinas
São realizadas nos horários extraclasse com profissionais específicos para cada atividade (natação, basquete, vôlei, futebol, judô, natação, violão, teclado). As oficinas, com horários e dias, são divulgadas no início do ano escolar. Saiba mais aqui.

Passagem do Arco
Ocorre no encerramento do ano letivo, sendo um momento que simboliza a passagem do aluno da Educação Infantil (1º ano) para o Ensino Fundamental (2º ano). É um ritual de passagem singelo e emocionante, no qual os alunos atravessam um arco de flores e são recepcionados, ao outro lado, pela professora que os receberá no ano seguinte.

Projeto Sorridente
Este é um serviço opcional e visa fazer um controle preventivo da saúde bucal. A dentista realiza as visitas, quinzenalmente, com aplicação de flúor, orientações ao aluno e também faz pequenas restaurações.

Semana Multicultural
No intuito de desmonopolizar a influência da cultura americana, resignificando a festa do Halloween partimos para um trabalho com os alunos que busca promover o conhecimento multicultural. Portanto elegemos a semana próxima ao período das comemorações que se remetem aos finados, trazendo os mitos de vários locais e várias crenças.

Sucatário
Ambiente destinado a reter materiais tidos como inúteis, porém limpos (caixas de produtos alimentícios, latas, picotes e retalhos de papéis, EVA’s ou tecidos), para reaproveitamento em atividades diversas, pedagógicas e artísticas. O sucatário se localiza próximo a sala de artes.

Teatro
A partir do reconhecimento da importância da arte cênica como instrumento rico para a formação dos alunos, o trabalho com o teatro faz parte do cenário em todos os segmentos da Casa Escola. Este projeto acontece durante todo o ano e utiliza-se de técnicas teatrais de encenação, interpretação e impostação de voz, para trabalhar com diversos aspectos importantes, como a criatividade, o jogo entre o imaginário e o real, a cooperação e o respeito ao próximo.

Tema Anual
Será o tema norteador a ser debatido e aprofundado e que muda a cada ano. O tema poderá se moldar a várias situações, trazer subtemas e vai gerar o projeto da turma a ser apresentado durante a Exposição Pedagógica.

Tutoria
Um grupo de 10 a 12 alunos do Ensino Fundamental II se reune com o professor (tutor). Assim o professor passa a conhecer cada aluno com maior profundidade. Os alunos tutorados recebem orientações acerca de seus estudos, de como planejá-los e melhorar seu desempenho. Por estar bastante próximo do seu aluno, o tutor ainda assume o papel facilitador na comunicação pai-escola. Além disso, os alunos criam um laço afetivo com o seu tutor, tornando os encontros semanais bastante esperados e significativos para a sua aprendizagem.

Vernissage
O trabalho com Artes na escola é um fio condutor para muitas ações pedagógicas. Nesta visão, a cada ano, os alunos se envolvem com trabalhos de artistas renomados, aprofundam-se em suas obras e as recriam. O Vernissage é um momento em que os pais, familiares e toda a comunidade escolar são convidados para contemplar as releituras realizadas pelos alunos.