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Níveis de Ensino

FUNDAMENTAL I

A proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I, referente ao ensino do 2º ao 5º Ano, baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, para direcionar os conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Os conteúdos são desenvolvidos como Projetos de Pesquisas, que são planejados de maneira a apreciar as vivências dos alunos como campo de curiosidade e interesse, considerando o que já sabem sobre o assunto, o que gostariam de saber e o que aprenderam sobre o tema em pesquisas.

Nessa perspectiva, abrimos espaço para a espontaneidade e singularidade dos discentes, de forma que o conhecimento possa ser construído de maneira significativa e representativa nos aspectos histórico e social. Utilizamos ainda as aulas de campo para oportunizar situações de aprendizagem nas quais os alunos podem constatar as hipóteses formuladas anteriormente. Desse modo, o conhecimento é construído dentro de uma rede de informações interligadas com as demais áreas do conhecimento, sendo relacionado às experiências de vida dos sujeitos implicados.

 

Metodologia

 

Os estudos são estruturados de forma dinâmica e interativa, respeitando uma rotina diária e um planejamento construído por várias mãos incluindo aluno, professor auxiliar, professor, coordenação e direção. Nesse contexto, o professor atua como agente de um saber que orienta, avalia e auxilia o aluno em suas descobertas no uso das diferentes linguagens.

Durante o processo de aprendizagem no meio escolar, os alunos compartilham as mais diversas experiências dentro e fora da escola, inclusive com aulas passeio, visitas, entrevistas, experimentos, dentre outras, que oportunizam a ampliação do conhecimento.

No dia a dia, o trabalho está voltado para a construção e estruturação da autonomia, em que os discentes se tornam mais autores de seus estudos. Tal dinâmica nos leva a perceber um amadurecimento notável em nossos alunos, que se mostram capazes e conscientes para fazer críticas, refletir sobre as posturas pessoais e coletivas, trazer soluções, trocar ideias e se responsabilizar pelos seus compromissos e atitudes.

 

Avaliação

 

Consideramos a avaliação um instrumento de acolhimento inseparável da aprendizagem. A partir de um olhar focado no aluno e em suas produções, o professor identifica habilidades e dificuldades, com vistas a reconhecer suas conquistas e apontar novas possibilidades de aprendizagem e crescimento. A avaliação é um processo regido pela vivência do aluno na rotina escolar, principalmente na participação das atividades individuais e em grupo, bem como nas questões de ordem subjetiva, contemplando compromisso com as atividades de classe e de casa, respeito ao outro, cuidado e organização com materiais coletivos e individuais.

Nessa perspectiva, os familiares podem acompanhar os avanços de seu filho, apreciando, lendo, mediando e questionando, em parceria com a escola, as:

  • Atividades de casa;
  • Atividades avaliativas específicas;
  • Relatórios do trabalho (blog da turma ou relato);
  • Relação dos objetivos alcançados pelo aluno a cada trimestre;
  • Apreciação do aluno a cada semestre;
  • Entrevistas com a equipe pedagógica (professor, tutor e demais profissionais).

 

Na rotina escolar, há várias situações em que o professor pode observar e avaliar o aluno tanto em suas relações sociais como em sua cognição. À medida que o aluno se desenvolve, as situações se alteram segundo a sua maturidade, desenvolvimento e as exigências lançadas. Portanto, as situações avaliativas podem variar conforme o segmento em que o aluno se encontra:

  • Atividades espontâneas e dirigidas;
  • Jogos e desafios práticos;
  • Trabalhos de pesquisa roteirizados;
  • Apresentação oral;
  • Conselho com a participação de todos, para criticar, sugerir e tomar decisões;
  • Autoavaliação;
  • Ficha do conteúdo estudado;
  • Retomadas e esclarecimento das dúvidas a respeito do assunto não compreendido;
  • Planejamento e replanejamento das responsabilidades.

 

 

1° ANO

O fazer pedagógico no 1º Ano proporciona situações sistemáticas de aprendizagem de forma que a criança possa explorar, indagar, compartilhar, conceituar, reformular, ressignificar, inclusive conhecer a si mesma e o mundo que a rodeia. Além disso, a partir da inserção da letra cursiva e de práticas mais complexas de leitura e produção de textos, o aluno começa a desenvolver a capacidade de senso crítico, a cooperação, a construção da autonomia e a criatividade, favorecendo a organização no trabalho individual e coletivo tanto no meio escolar como em outras experiências que venham a somar ao seu crescimento pessoal e social.

 

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2º ANO

A organização das disciplinas para o 2º Ano, além de contemplar os conteúdos curriculares sistematizados pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as exigências básicas do MEC (Ministério da Educação), visa relacionar a sala de aula e as novas visões de multiletramentos, buscando, dessa forma, a ampliação de conteúdos curriculares por meio do envolvimento do aluno com as produções de conhecimento nos vários domínios da linguagem. Assim como no 1º Ano, o foco central é ampliar a plena alfabetização da criança.

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3º ANO

A organização das disciplinas para o 3º Ano, além de contemplar os conteúdos curriculares sistematizados pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as exigências básicas do MEC (Ministério da Educação), visa relacionar a sala de aula e as novas visões de multiletramentos, buscando, dessa forma, a ampliação de conteúdos curriculares por meio do envolvimento do aluno com as produções de conhecimento nos vários domínios da linguagem. No 3º Ano, o foco central é finalizar o pleno processo de alfabetização da criança.

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4º ANO

Assim como nas demais turmas, além de observar os conteúdos curriculares exigidos pelos PCNs e pelo MEC, a sistematização do ensino para o 4º ano também considera os princípios do Projeto Político Pedagógico da Casa Escola, direcionando, assim, o trabalho pedagógico aos projetos de pesquisa. Nessa perspectiva, há uma ampliação de outras temáticas que não estão contempladas nas listagens curriculares e um maior envolvimento do aluno em suas produções, o que se relaciona às novas visões de multiletramentos.

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5º ANO

Com o objetivo de preparar os alunos para os anos finais do Ensino Fundamental, a aprendizagem dos conteúdos curriculares e o Projeto de Pesquisa voltam-se para que o estudante garanta o desenvolvimento de interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos bens culturais disponíveis na comunidade, na sua cidade ou na sociedade em geral, possibilitando, ainda, que se sinta como parte integrante dessas três formas de organização social.

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