Menu

Projetos & Dicas

Dica do 5º Ano – Você já ouviu falar no didgeridoo, instrumento de sopro australiano?

Uma das formas de se conhecer a diversidade de cada canto do mundo é conhecer a música dos países. Pelo planeta, os instrumentos de sopro recebem diferentes nomes, e sua finalidade também é diversa. Por exemplo, em algumas regiões do nosso país, um instrumento largamente utilizado é o berrante, muito utilizado por pastores para guiar o gado. Na África do Sul, esse apetrecho é chamado de vuvuzela, que ganhou notoriedade na mídia devido ao seu uso nos estádios durante a Copa do Mundo da África, em 2010. A Austrália também tem seu instrumento de sopro típico, que por lá é chamado de didgeridoo.

9a137514db1d52418cf0bcb9941d1b8a-1024x685 Dica do 5º Ano - Você já ouviu falar no didgeridoo, instrumento de sopro australiano?

 

O dispositivo da terra dos cangurus chamou a atenção dos alunos do 5º Ano, que estudaram a diversidade cultural pelo globo para a XXVI Exposição Pedagógica. A confecção tradicional dos didgeridoos requer troncos duros, especialmente de árvores como o eucalipto e, para o bocal, é utilizada a cera de abelha. No entanto, as formas modernas podem ser construídas com tubos de PVC, de vidro e até rolos de papel higiênico!