Menu

Projetos & Dicas

GIII Vespertino estuda os desenhos animados no 1° trimestre

O projeto “Como é bom assistir“, do GIII Vespertino, iniciou-se a partir das observações das professoras Adriana Macêdo e Jeane Rocha durante as brincadeiras dos alunos e conversas do dia a dia. Elas percebiam um grande interesse em atividades sobre super-heróis e sobre animais marinhos. Por essa razão, a turma fez uma votação com esses dois temas e a maior parte do grupo optou pelos estudos dos super-heróis, que foi ampliado para o mundo dos desenhos animados.

Conversamos com as crianças sobre as primeiras formas de desenhos, as pinturas rupestres. Na oportunidade, fizemos pinturas com pó de café para imitar a arte dos primeiros homens. A atividade ficou ainda mais lúdica após a construção de uma caverna pela turma. Todas as crianças se divertiram bastante ao entrar na caverna e observar seus próprios rabiscos! Para desenhar, utilizamos a cor vermelha, preta e marrom para deixar nossos desenhos bem ainda mais parecidos dos feitos na pré-história, pois os homens daquela época utilizavam sangue, ossos de animais, folhas e carvão para se comunicarem.

20180411_155401-300x225 GIII Vespertino estuda os desenhos animados no 1° trimestre

Na caverna do GIII Vespertino

Exploramos o desenho “Fantasmagorie”, uma das primeiras animações projetadas no cinema. A turma conseguiu mostrar a diferença entre esse desenho animado e os demais. “Só têm preto e branco” e “O desenho não fala” foram algumas das diferenças que as crianças logo perceberam. Conversamos também sobre a Disney. As crianças descobriram que o nome da empresa vêm do nome de seu dono e também que a voz do Mickey, um dos primeiros personagens criados e mais famosos, era feita pelo próprio Walt Disney. Com essas descobertas, nos apaixonamos ainda mais por esse ratinho!

Por meio dos desenhos animados, proporcionamos atividades para que os alunos pudessem identificar alguns sentimentos. Como o personagem preferido fica e se comporta quando está feliz? E quando está triste? Também não poderíamos deixar de lado os momentos de faz-de-conta, no qual as crianças colocavam para fora esses sentimentos soltando a imaginação. Com muita empolgação e entusiasmo, eles vestiram a camisa (ou melhor, a fantasia) de seus personagens favoritos, criando poderes e salvando o planeta!

IMG-20180303-WA0021-300x169 GIII Vespertino estuda os desenhos animados no 1° trimestre

Utilizando tampinhas de garrafa, o GIII escolhe o projeto de pesquisa do 1° trimestre

Com a ajuda de Vinícius, o profissional de comunicação da Casa Escola, a turma criou uma história com início, meio e fim. O nome escolhido para animação foi “Ser amigo é legal” e mostrava um confronto entre dinossauros e monstros por causa de comida. No final, esses seres gigantescos fizeram um combinado, passaram a procurar alimentos juntos e viveram felizes para sempre. Os cenários foram montados com os desenhos das crianças e a narração também ficou por conta dos pequenos. Foi muito gostoso e interessante para as crianças do GIII!

De fato, crianças nessa essa faixa etária aprendem muito através do lúdico. Então, as brincadeiras, desenhos e observações às reações das pessoas do convívio ajudam de maneira natural e espontânea nossos alunos a perceberem e internalizarem alguns significados que vão servir por todas as fases da vida.