Menu

Projetos & Dicas

O jabuti é vagaroso e deixa a gente curioso

O primeiro projeto de pesquisa do GI e GII Vespertino surgiu durante as visitas ao viveiro, ainda no período da adaptação. Percebendo o encantamento dos alunos com os animais do local, as professoras Mikarla Gomes e Madalena Lima realizaram uma votação para definir qual deles a turma iria estudar. A maioria de votos determinou que a pesquisa seria sobre o jabuti, e o tema foi intitulado de “O Jabuti é vagaroso e deixa a gente curioso”.

Partindo das perguntas investigativas (“O que sei?” e “O que queremos saber?”), as professoras foram despertando as curiosidades e as falas das crianças: “O jabuti tem olhos? Tem patas? Tem mamãe e papai? O casco dele é duro ou mole?”. Para satisfazer o interesse das crianças no assunto, as professoras aproveitaram as situações diversas, como rodas de conversas, cantigas e contação de histórias que envolvem jabutis e tartarugas.

Todo momento tornou-se uma boa oportunidade para explorar os saberes. As crianças realizaram atividades de colagem representando o casco duro do jabuti. Elas também descobriram que os jabutis, ao se sentirem ameaçados, recolhem-se dentro de seu próprio casco, o que as deixou bastante admiradas! A turma descobriu ainda que a alimentação desse animal é de verduras, legumes, frutas e ração com carne. O grupo também notou que o macho é sempre menor que a fêmea. Em outras palavras, a jabota é sempre maior que o jabuti.

tortoise-and-the-hare-300x188 O jabuti é vagaroso e deixa a gente curioso

Ilustração retrata a fábula “A lebre e a tartaruga”, uma das histórias apresentadas às crianças do GI e GII.

Na sala, os pequenos realizaram uma releitura da tartaruga – “Pintura com as mãos”, uma atividade de artes utilizando a técnica do carimbo com as mãos que ficou linda! Já na literatura, eles se encantaram com as histórias “O lebre e a tartaruga”, “O piquenique das tartarugas”, “O Jabuti Infeliz” e “O Jabuti Jurupi”. Algumas dessas narrativas foram contadas pela primeira vez, de modo a ampliar o acervo literário do grupo.

Por fim, o GI e GII Vespertino encerrou o projeto com mais uma atividade de artes, intitulada de “O que aprendi sobre o jabuti?”. Os alunos gostaram muito da pesquisa e aumentaram os seus conhecimentos de mundo a partir das descobertas sobre o réptil.