Menu

Projetos & Dicas

Projeto da Biblioteca Viva integra literatura e conscientização ambiental

Todos os animais são importantes para a natureza, mesmo aqueles que deixam as crianças com mais medo. Para demonstrar essa ideia às crianças do 2º Ano Vespertino, a professora de biblioteca Isabelle de Sousa realizou a leitura do livro ‘Cutucando a onça com vara curta’, do autor Francisco Pippio. Nessa história, os animais da floresta fazem um pacto contra a predação, uma tarefa nada fácil para a onça, um animal carnívoro. A onça realiza algumas artimanhas para descumprir o acordo, mas o macaco, um dos bichos mais espertos, se vale de sua esperteza para fazer valer a decisão da bicharada e perturbar a onça.

foto-andrea-25 Projeto da Biblioteca Viva integra literatura e conscientização ambiental O contato com a leitura do livro contribuiu para muitos momentos agradáveis na biblioteca. Além de desenvolverem as habilidades cognitivas, as crianças imaginaram e fantasiaram bastante, baseando-se nas principais partes da história. Além disso, a turminha caprichou nos desenhos de releitura da capa do livro!

Houve também momentos para reflexão. A professora Isabelle lembrou que a onça pintada e o macaco são uns dos animais que podem desaparecer da floresta. A partir dessa informação, os alunos da turma fizeram uma pesquisa maravilhosa aliada à proposta da sala sobre outros animais que podem ser extintos do nosso país e do restante do mundo. Construir uma relação lúdica e prazerosa com a leitura permitiu às crianças  aprenderem brincando em um mundo de imaginação e de fantasia, sem perder de vista as reflexões sobre o mundo em que vivemos.