Menu

Projetos & Dicas

Projeto de pesquisa investiga a origem genética dos habitantes da América

De que forma os habitantes nativos das Américas – os índios – chegaram e se estabeleceram nesse continente, haja vista que esse continente não possui nenhuma fronteira terrestre com outra porção de terra? Essa inquietação ocasionou a formação de um projeto de pesquisa, que foi levado à XXVI Exposição Pedagógica: América – a origem genética de seus habitantes.

220px-Americas_satellite_map Projeto de pesquisa investiga a origem genética dos habitantes da AméricaO projeto foi coordenado pelas professoras Jaciana Barbosa (Ciências) e Vanessa Barreto (Geografia) e está relacionado com as reflexões propostas pelas duas disciplinas, uma vez que conhecer mais profundamente a origem dos primeiros habitantes da América ajuda a entender a diversidade étnica presente no continente, assim como também a importância do processo evolutivo e a organização espacial da população americana.

A metodologia utilizada no projeto foi bastante sortida, desde pesquisas bibliográficas a uma palestra com o Professor João Gabriel Farias, especialista em Genética Molecular pela UFRN. No entanto, no tocante à diversidade do continente americano, chamou a atenção dos alunos o site Forebears, que faz um mapeamento sobre a origem de nomes e sobrenomes, bem como a sua popularidade.