Menu

Projetos & Dicas

Projeto do GIV Matutino desvenda o tubarão

A roda é um momento de grande interação! Na Casa Escola, gostamos de ouvir os relatos das crianças e procuramos proporcionar situações que as possibilitem explorar temas e conhecerem a si e o outro. E foi no momento da roda que as professoras Kalyne Dantas e Lucivânia Leodoro, do GIV Matutino, perceberam o grande interesse das crianças em estudar o fundo do mar e os animais que fazem parte desse ambiente. O grupo realizou uma votação e o tema que obteve mais fotos foi o tubarão. O projeto recebeu o nome de “Quem sabe essa questão, quantos dentes tem o tubarão”, extraído da música “No fundo do mar”, do grupo Mundo Bita.

DSCN8500-1-300x225 Projeto do GIV Matutino desvenda o tubarão

Grupo IV apresentou poesia sobre tubarão na Semana da Poesia

No projeto, o grupo IV investigou os tipos de tubarões e seus tamanhos. As crianças aproveitaram essa discussão para pesquisar as características externas do animal. Na tentativa de compreender o tamanho do tubarão, e desenvolver nas crianças noções de medição (maior e menor), eles construíram o desenho de um tubarão em tamanho real para que pudessem medir seu tamanho. Nessa experiência, as professoras e os alunos conversaram sobre medidas, e que para medir coisas ao redor as pessoas usam instrumentos específicos. Assim, eles estabeleceram relações de semelhanças e diferenças entre o corpo do tubarão e o dos seres humanos, tomando como referência sua altura e comprimento.

As crianças descobriram que podemos utilizar diferentes materiais para medir, como a trena, a fita métrica e a régua. Eles utilizaram o barbante e a fita métrica e, em seguida, todos realizaram a pintura do tubarão, resultando em um maravilhoso trabalho!