Menu

Projetos & Dicas

Turmas da Educação Infantil mapeiam o corpo humano

De onde vêm os bebês? O que faz os bebês crescerem, tornando-se adultos? Essas são algumas das questões que tornam desafiadora a tarefa de falar sobre o corpo humano para crianças, mas com a ajuda das famílias e de outros recursos o trabalho fica mais fácil. Isso está acontecendo em várias turmas da Educação Infantil. No Grupo III Matutino, o projeto sobre o corpo humano foi chamado de “Vem fazer o corpo se mexer e acordar”,  inspirado em uma música da educadora musical Bia Bedran; já o projeto do GV e 1º ano vespertino recebeu o nome de “Eu não tenho apenas um corpo, sou o próprio corpo”, expressão criada pelos próprios alunos; e finalmente o 1º ano matutino nomeou seu projeto de pesquisa de “Mapeando o nosso corpo”.

Grupo III matutino

No Grupo III Matutino, as professoras Luanna Cabral e Jeane Rocha perceberam um número maior de curiosidades foi as fases da vida. Para deixar ainda mais interativo o projeto, durante a roda, a turma recebeu a visita de Raquel Germano, mãe do aluno Bernardo, que falou um pouco sobre a sua gestação e as fases da vida: infância, fase adulta e velhice. No projeto, as crianças também estão estudando os sentidos (e os órgãos que nos ajudam a percebê-los) e também sobre alimentação saudável.

g3_mat_corpo_humano_materia-1-300x300 Turmas da Educação Infantil mapeiam o corpo humano

Crianças interagem com Raquel Germano, que fala para as crianças sobre sua gravidez

GV e 1º ano vespertino

As crianças do GV Vespertino e o 1º ano vespertino gostam muito de se movimentar! Suas momentos favoritos na Casa Escola são o parque e as aulas de educação física. Durante uma atividade de roda, os alunos pediram as  professoras Karla Aragão e Jaciara Nascimento para estudar o corpo humano e foram atendidos por elas. Devido ao fato das crianças gostarem de se mexer, as professoras enfatizaram os conhecimentos sobre o esqueleto: a função, os órgãos que ele protege e o maior osso do nosso corpo. Para concretizar esses estudos, o GV e 1º ano vespertino confeccionaram esqueletos de cotonetes e “desenharam” radiografias, utilizando papel preto e giz.

g5_vesp_corpo_humano_materia-300x300 Turmas da Educação Infantil mapeiam o corpo humano

Alunos simulam radiografias em atividade sobre o corpo humano

1º ano matutino

“O que o pulmão faz?” “O que tem dentro da cabeça?” “Como o esqueleto fica em pé?”. Essas foram algumas das espontâneas curiosidades do 1º ano matutino sobre o corpo humano. Para tornar as descobertas mais intrigantes para as crianças, as professoras Larissa Macedo e Élida levaram a turma ao Laboratório de Ciências, onde todos puderam conhecer o corpo humano por dentro!

1_ano_mat_corpo_humano-300x300 Turmas da Educação Infantil mapeiam o corpo humano

Alunos do 1º ano matutino aprendem sobre os órgãos do corpo humano em visita ao laboratório de ciências

E como isso aconteceu? Com a ajuda de uma maquete do nosso corpo, que continha os principais órgãos em seu tamanho aproximado. A ideia de trazer esse material foi da professora de ciências do Ensino Fundamental II, Jaciana Barbosa, que também mostrou aos alunos cérebros e corações de mamíferos, animais muito semelhantes aos homens. Esse momento no laboratório deixou os pequenos deslumbrados e, instigados pelas novas descobertas, as crianças pesquisaram, com suas famílias, mais funções desses órgãos tão vitais ao nosso corpo. As professoras Larissa e Élida também desafiaram os pequenos a identificar o que temos no “nosso corpo de dois” e orientaram as crianças em atividades sobre os órgãos dos sentidos e sobre a parte do corpo preferida de cada uma delas.